Votaçăo
Quem é melhor dos jogadores abaixo
Messi
Neymar
Cristiano Ronaldo
Xavi
Ibrahimovic
Romário
Pirlo
Ronaldinho Gaúcho
Ver Resultados

     


Historia da Copa pag.2
Historia da Copa pag.2

 
« 1 2 3 4 5 6 »
Copa surgiu para curar as feridas da Primeira Guerra Mundial
Eleito presidente da FIFA em 1921, Jules Rimet tinha o projeto de usar o futebol para aproximar os povos após o conflito. Em 1930, o sonho se tornou realidade: há 80 anos nascia o evento esportivo mais popular do planeta
por Eric Pincas
Museu Olímpico, Lausanne
Cartaz das Olimpíadas de 1924. O desempenho da seleção uruguaia na competição animou o dirigente da FIFA a criar um tornei global de futebol
[continuação]

Jovem de personalidade forte, firmemente contrário às desigualdades sociais, ele sentia uma profunda necessidade de se dedicar a uma causa. Tornou-se membro de um círculo de operários e mais tarde fundou uma revista de tendência democrata-cristã que militava pelo progresso social.

O futebol? Ele mal chegou a calçar as chuteiras. Consciente de seus limites atléticos, que faziam dele um respeitável esportista de fim de semana, Rimet estava convencido de sua capacidade para administrar um clube esportivo. Mas não um clube qualquer. Uma agremiação capaz de ultrapassar as barreiras sociais e fornecer às classes trabalhadoras a oportunidade de se emancipar por meio do esporte. Em março de 1897, ele criou o Red Star Club, um conjunto poliesportivo de convívio aberto e igualitário.

Considerado na época um esporte violento, o futebol, praticado por profissionais na Inglaterra, estava longe de despertar o mesmo entusiasmo na França, onde não existiam mais que 30 clubes. No plano internacional, a Inglaterra e a Escócia se entregavam a disputas desde 1872. A Áustria jogou pela primeira vez contra a Hungria em 1902. A França ingressou na relação das nações futebolísticas contra a Bélgica em 1o de maio de 1904.

Três semanas mais tarde, no dia 21 daquele mês, por iniciativa do francês Robert Guérin e do holandês Carl Anton Wilhelm Hirschman, foi assinada, em Paris, a certidão de nascimento da Federação Internacional de Football Association (Fifa). Seu papel: coordenar as diferentes associações nacionais e uniformizar as regras do jogo. Sete países aderiram: França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça. A Inglaterra, pátria mãe do futebol, só a integraria um ano mais tarde.
« 1 2 3 4 5 6 »