Criar uma Loja Virtual Grátis
Votaçăo
Quem é melhor dos jogadores abaixo
Messi
Neymar
Cristiano Ronaldo
Xavi
Ibrahimovic
Romário
Pirlo
Ronaldinho Gaúcho
Ver Resultados

     


Historia da Copa pag.3
Historia da Copa pag.3

 
« 1 2 3 4 5 6 »
Copa surgiu para curar as feridas da Primeira Guerra Mundial
Eleito presidente da FIFA em 1921, Jules Rimet tinha o projeto de usar o futebol para aproximar os povos após o conflito. Em 1930, o sonho se tornou realidade: há 80 anos nascia o evento esportivo mais popular do planeta
por Eric Pincas
Coleção Particular
A equipe de futebol do Uruguai em 1930
[continuação]

Jules Rimet, vice-presidente do Comitê Francês Interfederal, participou do primeiro congresso da Fifa realizado em 1914 em Christiania, hoje Oslo, capital da Noruega. Na ordem do dia: a organização de um campeonato internacional. Por que não o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos, aberto a amadores desde 1908? A idéia de uma competição internacional reunindo os clubes campeões das federações nacionais já havia sido apresentada em 1905, mas aparentemente nenhum país se interessou. Rimet criticou o projeto de 1914 por ser reservado apenas aos amadores, e logo teve de bater em retirada sob as bombas da Primeira Guerra Mundial.

Jules Rimet tinha 40 anos, era casado e pai de três filhos quando foi encaminhado ao 22o regimento territorial de infantaria de Rouen. Foi desmobilizado em 6 de janeiro de 1919 com a patente de tenente. Retomou imediatamente suas atividades no âmbito das instâncias federativas. E como recompensa por sua contribuição para o desenvolvimento da política esportiva do país foi eleito presidente da Federação Francesa de Football Association (FFFA) em 11 de abril de 1919.

Nos meses seguintes ao restabelecimento da paz, Rimet escreveu a Hirschmann, então presidente interino da Fifa. Insistiu na necessidade de aquela instância supranacional renovar os laços do futebol mundial, missão altamente diplomática. O contexto político era bem pouco propício aos encontros internacionais. Se as partidas entre países aliados foram rapidamente retomadas, parecia inimaginável confrontar as equipes dos antigos inimigos.

Jules Rimet destacou-se, então, por suas qualidades de mediador, que lhe valeram ser eleito presidente da Fifa em 1o de março de 1921. Em 1923, o jornalista Maurice Pefferkorn escreveria, sobre os talentos diplomáticos de Rimet: “Ele tem o espírito político que lhe sustenta o senso de governo. Ele tem o gosto do favor popular e o respeito da opinião das massas”.
« 1 2 3 4 5 6 »